quarta-feira, 29 de junho de 2011

FILTRO DE ÓLEO DO MOTOR



Componente de grande importância para o motor, sua função é reter as impurezas e partículas existentes no circuito de lubrificação geradas pelo funcionamento do motor, tais como oxidantes, partículas de metal, poeiras e sujeiras. Além disso, um filtro em perfeitas condições, contribui para um fornecimento constante do fluxo de óleo ao sistema de lubrificação do motor. O seu uso e troca, feitos de forma correta, preservam o motor, mantendo a potência e o rendimento conforme as suas características originais, ao mesmo tempo em que mantém a uniformidade de circulação e eficiência do óleo lubrificante no período recomendado. É um componente que contribui de forma significativa para a preservação das peças móveis do motor e sua longevidade.



Quando efetuar a troca?
Alguns recomendam trocar o filtro na segunda troca de óleo, mas o correto e ideal é que ele seja trocado a cada troca de óleo do motor, evitando assim que o óleo que permanece no interior do componente contamine o novo lubrificante que está sendo colocado. Algumas condições de uso do veículo exigem um cuidado maior com o filtro e diminuem o período da troca. São elas:
· Percursos freqüentes inferiores a 6 quilômetros;
· Dirigir em estradas de terra ou arenosas;
· Baixas temperaturas ambientes em percursos que impedem o pleno aquecimento do motor;
· Marcha lenta por períodos prolongados;
· Reboque de trailer ou carreta;
· Utilização como Táxi, veículo de Polícia ou atividade militar;

A falta de manutenção preventiva quanto à troca do filtro de óleo poderá acarretar sérios problemas ao motor. Quando o filtro de óleo está saturado, o óleo não flui através do filtro e sim pela válvula by pass e o motor é lubrificado pelo óleo contaminado com impurezas, que aceleram o desgaste das peças, aumentam a abrasão e a corrosão em borrachas e juntas, além de provocar a formação de verniz e borra nas partes móveis.

Portanto, se você gosta do seu automóvel e não pretende gastar na retífica do motor, troque o filtro de óleo a cada troca do lubrificante. Uma pequena despesa que gerará uma grande economia com o passar do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário