segunda-feira, 15 de março de 2010

Fiat terá que fazer recall do Stilo


Depois de uma série de investigações e um longo processo na justiça, a Fiat vai ser obrigada a fazer o recall imediato do Stilo. Um defeito no cubo das rodas de modelos fabricados entre 2004 e 2008 causou cerca de 30 acidentes. Além do recall, a marca italiana será multada em R$ 3 milhões por não ter solucionado o problema, em decisão tomada pelo Ministério da Justiça com base em laudo do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC).
O recall, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), deve incluir todos os modelos do Stilo fabricados depois de abril de 2004. Nesse caso, a Fiat terá que trocar os cubos das rodas traseiras por outros de aço forjado.
Em comunicado, a montadora classificou a decisão judicial como "inusitada" e afirmou que cumprirá a determinação, apesar de discordar "totalmente" da decisão do DPDC. Ainda segundo a marca, "os modelos Fiat Stilo não apresentam qualquer inconveniente nem risco ao consumidor, conforme sustenta laudo técnico elaborado por sua área de engenharia, confirmado pelo Inmetro e outras instituições técnicas".
Embora ainda não tenha sido divulgado um plano de atendimento aos donos do Stilo, o ministério da justiça recomenda que os proprietários entrem em contato o mais rapidamente possível com a montadora ou com um órgão de defesa do consumidor. O telefone de serviço de atendimento ao cliente Fiat é 0800 707 1000.
Vítima
“Agora estou tranquila por poder evitar que isso aconteça com outras pessoas”, declara Carla Barbosa, que abriu o processo original no DPDC. Ela sofreu um acidente com sua família em 11 de fevereiro de 2008, em Sobradinho (DF). “Sempre acreditei na justiça e sabia que isso seria esclarecido. Finalmente, hoje, isso aconteceu”, desabafa.
Carla foi responsável por reunir os casos de outras vítimas de acidentes similares envolvendo a roda do Stilo, relacionando-os para dar embasamento ao processo que o Tribunal de Justiça instaurou contra a Fiat, em 28 de junho de 2008.
Segundo Carla, a situação tornou-se mais difícil nos últimos oito meses, quando um processo aberto pela montadora italiana a impediu de falar a respeito do caso. “Mandaram eu calar a boca. Disseram que o acidente não era por falha da roda, mas por falta de controle meu”, afirma a guia turística. Agora ela se diz tranquila por poder relatar o que aconteceu com ela e, assim, cumprir seu “papel de cidadã”, alertando outros consumidores.
“A Fiat sabia que eu não ganharia nada com o recall. Eu sempre disse que, levando o caso à diante, o que eu ganharia seria a cidadania. E é justamente isso que eu consegui”, afirma Carla. Ela também move um processo contra a Fiat pelo seu acidente. Com a decisão da justiça de multar a Fiat e instaurar o recall, Carla deixa de ser identificada como ré e volta a ser requerente no caso. Ainda não há um prazo para o julgamento deste processo e de outros, movidos por outras vítimas. Pelo menos uma morte foi registrada envolvendo um acidente com a roda do Stilo, que vitimou Laís Amélia Gomes da Silva, de 18 anos, em setembro de 2007.

Fonte: Autoesporte Autonews - Alberto Cataldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário