terça-feira, 13 de outubro de 2009

SISTEMA DE ARREFECIMENTO...

Nos últimos tempos, tenho visto muitos proprietários de automóveis “perder” (ou seria – ferver), o motor de seus veículos devido ao pouco cuidado que tem com o “Sistema de Arrefecimento”, principalmente com a qualidade da água utilizada para resfriar o motor. Não sabem a grande maioria, que o maior vilão dos motores modernos não é a falta de lubrificação adequada, mas sim, a adição de água no reservatório de expansão do sistema. Por este motivo, quero esclarecer um pouco mais sobre o que é e como funciona o principal responsável pelo perfeito funcionamento do motor de seu veículo.
Chamado de Sistema de Arrefecimento, o mesmo é composto por seis ou mais itens que tem por finalidade manter uma temperatura ideal (estabilizada) para o motor. Essa temperatura varia um pouco de motor para motor, mas fica entre 87 a 105 graus Celsius na maioria deles.
Como o sistema é composto:
1- Radiador
2- Bomba d´água
3- Galerias
4- Ventilador
5- Termostato
6- Indicador de temperatura no painel

Além dos componentes listados acima, o sistema ainda trabalha com mangueiras, reservatório de expansão, válvula de expansão integrada à tampa do radiador ou do reservatório e o aditivo adicionado a água, formando o líquido de arrefecimento. Logicamente estamos tratando da refrigeração por líquido, uma vez que o mesmo é o mais utilizado atualmente.
O líquido de arrefecimento é constituído por água e aditivos. Esses aditivos tem por finalidade equilibrar o pH da água, não deixando-a nem alcalina e nem ácida. O etilenoglicol é o principal componente do aditivo. Esse elemento altera os pontos de ebulição e congelamento da água, fazendo com que a mesma ferva acima de 100oC e congele somente abaixo de 0oC. Outra função do aditivo é a de manter lubrificado todo o sistema e evitar o acúmulo de sujeira no sistema.
- Termostato: (ou válvula termostática)
Elemento responsável pelo controle de temperatura do motor e o rápido aquecimento do mesmo, quando frio. É uma válvula que se abre e fecha permitindo ou não a passagem do líquido de arrefecimento. Quando fechada, não ocorre a troca de calor, fazendo com que o líquido que está no motor sofra um rápido aquecimento. Quando aberta, permite que o líquido resfriado penetre no interior do motor, baixando sua temperatura.
Alguns mecânicos retiravam essa válvula do sistema alegando que a mesma prejudicava a refrigeração. Isso não é verdade. Uma vez sem o termostato, a temperatura do motor oscila muito, ora trabalhando muito aquecido, ora com temperatura muito baixa. Motores trabalhando com temperatura baixa tem um desgaste mais acentuado e um maior consumo de combustível. Observe o ponteiro ou o marcador de temperatura de seu automóvel. Se ele oscila muito, principalmente com o motor quente, cuidado! A válvula pode estar prestes a travar e, se isto acontecer e ela travar fechando a passagem de água do sistema, seu motor vai superaquecer e ferver em poucos segundos.
A sua temperatura de abertura e fechamento dependem do tipo de motor e do combustível que é utilizado. Por este motivo, motores a álcool, que possuem taxa de compressão mais elevada, obviamente trabalham com temperaturas mais elevadas, a fim de permitir uma melhor queima e aproveitamento do combustível.

- Bomba d´água:
Serve para auxiliar o deslocamento da água no sistema, ou seja, recalca o líquido do radiador para o motor, fazendo com que haja uma troca do líquido aquecido pelo resfriado. Mesmo se não houvesse a presença da bomba, o líquido iria circular por termofissão (a diferença de temperatura provocaria o movimento). A bomba é um dispositivo que melhora essa circulação, em função da alta exigência e rendimento dos motores modernos.

De posse destas informações, recomendo ainda alguns procedimentos básicos, nem sempre lembrados, que nada custam, são de fácil execução, e podem evitar grandes prejuízos aos amigos motoristas:
- Verifique o nível da água do motor no reservatório de expansão do sistema, pelo menos uma vez por semana, sempre pela manhã e com o motor frio. Não espere para fazê-lo quando for abastecer, pois neste caso, estará quente e com pressão, não sendo recomendável a abertura da tampa do reservatório porque pode ocasionar bolhas de ar no sistema que prejudicarão o seu perfeito funcionamento, além do risco de queimaduras em quem for mexer no mesmo.
- Caso o nível esteja baixo, verifique se não há vazamentos (peça ajuda de um profissional), pois muitas vezes são imperceptíveis a olho nu. Se necessário, complete o nível com aditivo e um pouco da água, jamais com água pura, pois ela, além de diluir ainda mais o pouco aditivo existente, provoca alterações na temperatura e enferruja todo o sistema e seus componentes, podendo travar tudo quando você menos espera ou mais precisa.

Aprenderam? Pois então cuidem bem deste sistema, pois ele é como o sangue para o seu coração, e você sabe, com saúde não se brinca.

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