Todo bom motorista possui a sua regra e dicas de como economizar combustível, mas sempre é bom relembrar, pois com o preço da gasolina próximo dos três reais (que absurdo!!!!), informações e orientações são sempre bem vindas. Vale lembrar que a forma como cada um dirige e o percurso normalmente realizado, acabam determinando o consumo médio do veículo.
Consciente disso e aplicando os conselhos abaixo, Você poderá economizar na hora de abastecer e aumentar a autonomia do seu automóvel.
Pneus:
Calibre os pneumáticos de seu carro regularmente (uma vez por semana é o recomendado...). Geralmente se usa 28 libras na cidade e 34 quando for viajar, mas o ideal é ler no manual do carro para saber qual é a pressão correta a ser usada. Isto melhorará entre 2 e 3 % o consumo e aumentará a vida útil dos pneus. Carga desnecessária Elimine o peso desnecessário do veículo. Quanto mais “tralha” dentro do carro, maior será o consumo. Libere tudo o que não seja necessário levar. Já são mais 1 ou 2% de melhora no rendimento e consumo de seu carro.
Limpeza:
Mantenha seu carro limpo e encerado. Sim, numa viagem longa, peritos dizem que se pode economizar até 7%, pois o enceramento reduz a resistência do ar em contato com a superfície do carro e aumenta a aerodinâmica. Se duvida, observe os mecânicos encerando os carros de Fórmula 1.
Marcha Adequada:
Mantenha o giro do motor sempre dentro da faixa de maior torque (veja no manual do seu automóvel), utilizando a marcha correta para isso. Abaixo desta faixa você força e prejudica o motor e acima dela você desgasta e consome mais combustível.
Trânsito lento:
Em trânsito congestionado, se tiver que permanecer mais de 5 minutos parado, desligue o motor. Isso diminuirá o consumo, evitará o superaquecimento e o motor não trabalhará sem necessidade.
Ar-Condicionado:
Em trechos curtos de cidade ou à baixa velocidade evite usar o ar condicionado. O uso deste dispositivo aumenta o consumo de gasolina em 10% aproximadamente. Em viagens longas, de estrada, não é recomendável manter as janelas abertas já que se criará uma resistência aerodinâmica e uma turbulência dentro do veículo que fará que se exija mais do motor aumentando o consumo.
Organize suas viagens:
O motor de seu automóvel, quando frio consome mais gasolina que quando quente, portanto fazer várias paradas enquanto o motor está frio aumenta o consumo. Organize os trajetos mais longos primeiro para que o motor esquente e chegue à temperatura de operação ideal, depois os trechos mais curtos. Isto lhe ajudará a economizar alguns litros por semana.
Estilo de Direção:
Dirija com calma, especialmente se o trânsito estiver lento ou se estiver na cidade. De nada serve acelerar fortemente o motor se na próxima esquina terá que parar novamente. Aceleradas violentas aumentam o consumo e em distâncias curtas não economizará mais que alguns segundos.
Manutenção:
Faça manutenção e revisão do seu carro regularmente e de acordo com o Manual do Proprietário fornecido pelo Fabricante. Velas novas, filtros de ar e gasolina limpos, óleo em condições ideais, gasolina de boa procedência e octanagem adequada farão com que o desempenho do carro melhore em até 10%.
Preço:
Cuidado com ofertas de preços abaixo da média, pois todo o combustível vendido no Brasil é fornecido pela Petrobrás, com um preço praticamente igual para todas as distribuidoras. Como milagres não existem (será?!?!), a suposta economia gerada pelo preço mais baixo pode se transformar numa bela dor de cabeça e uma despesa bem maior na oficina. Se você possui um carro Flex, abasteça sempre com álcool, pois uma das adulterações mais comuns é aumentar a quantidade de álcool na gasolina. Neste caso, você está pagando por gasolina e consumindo quase só álcool. Sem falar que o álcool é um combustível mais limpo, o que diminui a manutenção do veículo, aumenta o desempenho e ajuda o meio-ambiente.
São conselhos úteis e fáceis de se colocar em prática e do jeito que preço da gasolina anda, qualquer economia é bem-vinda !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário