sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Novo HYUNDAI iX 35



Duas décadas atrás, a Hyundai era pouco conhecida no Brasil (e no mundo). A reviravolta aconteceu com a chegada de modelos como os utilitários esportivos Tucson e Santa Fé e o hatchback i30. O ix35 é outro bom exemplo desta nova safra sul-coreana. No Brasil, o ix35 não aposentará o Tucson – que já está sendo montado no país.
O design é um dos diferenciais do ix35. As linhas marcantes exalam modernidade e não só está em sintonia com os últimos lançamentos da Hyundai, como também devem nortear as tendências de estilo dos futuros modelos. O interior repete o arrojo observado por fora, os traços arrojados e a iluminação azulada dos mostradores dão um toque futurista à cabine
O modelo terá o propulsor 2.0, que entrega 166 CV e gera um torque máximo de 20,1 mkgf.
A configuração de entrada é equipada com um motor 2.0 a gasolina e têm câmbio mecânico de cinco marchas, tração dianteira (2WD) ar-condicionado, airbag duplo e freios com sistema antitravamento (ABS) com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
A versão superior agrega o câmbio automático de seis marchas, enquanto que o modelo batizado de ix35 “Completo” adiciona itens como partida do motor ao toque de um botão, piloto automático, ar-condicionado digital com duas zonas de regulagem e sensor de estacionamento.
O ix35 “Completo 4WD” é equipada com todos os itens da anterior, mais a tração nas quatro rodas. Por fim, a configuração chamada pela Hyundai de “Completíssimo” entrega teto panorâmico elétrico, airbag duplo frontal, lateral e do tipo cortina, controle de estabilidade (ESP), controle de tração (TCS), assistente de partida em aclives ou declives e câmera de ré, mas sem o sistema de tração 4x4.
As formas do ix35 (criadas pelo designer Thomas Bürkle no centro de design da Hyundai na Alemanha) são atraentes e esportivas – e certamente serão um grande apelo de vendas do modelo. Mas o melhor é que não só o estilo, como também a engenharia do projeto, foi toda desenvolvida na Europa. As primeiras impressões são das melhores: o motor 2.0 16 v, da nova família Theta II, responde suave e silenciosamente. Pode exigi-lo numa ultrapassagem, que ele mantém essa resposta refinada mesmo em altas rotações. Ao ver o design urbano do ix35, você pode imaginar que pouca gente irá para o mato com ele. Mas a verdade é que o modelo traz mais recursos off-road que o próprio Tucson. O sistema de tração 4WD é sob demanda, ou seja, normalmente envia o torque do motor para as rodas dianteiras, mas, caso essas patinem, transfere automaticamente parte da força para as de trás – como no CR-V. A diferença em relação ao modelo da Honda é que aqui podemos bloquear o diferencial central, dividindo a tração em 50% para cada eixo. Fora isso, ainda há controle de subida (não deixa o carro descer, enquanto você tira o pé do freio e acelera) e de descida (que mantém a velocidade baixa, por meio de pulsos nos freios ABS, em ladeiras enlameadas).

Fonte: Roberto Hanauer - Gambatto Multimarcas

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