sexta-feira, 9 de julho de 2010

Fiat Punto 2011


A FPT Powertrain Technologies inaugura oficialmente hoje, em Campo Largo (PR) sua fábrica de motores, com capacidade de produção de até 400 mil unidades por ano, prevista para 2014. É desta fábrica que saem os motores E.torQ, que equipam o Fiat Punto 2011, que chega às lojas a partir de R$ 39.290. De acordo com o diretor de engenharia da FPT, João Irineu Medeiros, o ponto de maior destaque desses motores é o torque em baixas rotações. No caso do 1.6 16V, 80% do torque está disponível a 1.500 rpm, força que sobe para 93% a 2.500 rpm. O torque máximo de 16,8 kgfm com álcool e 16,2 kgfm a gasolina aparece a 4.500 rpm. A potência é de 115 cv com gasolina e 117 cv com álcool, a 5.500 rpm.
O motor 1.8 16V foi desenvolvido a partir do 1.6 16V. Tem potência de 132 cv com álcool (130 cv com gasolina) e torque de 18,9 kgfm a 4.500 rpm (18,4 kgfm com álcool). Apesar do cabeçote de 16 válvulas, ambos têm comando de válvulas único, e não variável.
No entanto, o diretor industrial da FPT, Marcelo Reis, garante que os motores E.torQ são 4% mais leves que os similares de alumínio, mesmo utilizando bloco de ferro. Apesar do bloco, os novos motores têm avanços como cárter estrutural de alumínio e biela fraturada. O cárter estrutural traz benefícios como maior resistência e menor nível de ruído.
Além dos motores, o Punto ganhou quadro de instrumentos com iluminação branca, antena mais curta, nova padronagem de tecidos e novos desenhos de rodas e calotas. Inicialmente, não estava prevista a identificação E.torQ no exterior do veículo, mas a Fiat decidiu que irá adotar um emblema para identificar a nova linha, seguindo sugestão dos jornalistas presentes na conferência de imprensa.Com as novidades, a empresa espera acréscimo de 10% nas vendas do Punto, previstas para 36 mil unidades este ano.
Fonte: Revista Autoesporte Autonews - Hairton Ponciano Voz

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